Nesses textos fundamentais do modernismo, estão congregadas as ideias certeiras e beligerantes do autor de Serafim Ponte Grande.
Este volume da Coleção Grandes Ideias reúne quatro textos lapidares de Oswald de Andrade: "Manifesto da Poesia Pau Brasil", "Manifesto Antropófago", "falação" e "Antologia". Nessa seleta, é possível ter acesso ao projeto estético cultural e à crítica contundente sobre a ideia de nação, com a marca da inteligência, do humor e do poder de síntese do mais transgressor dos modernistas.
Publicado originalmente no Correio da Manhã em 1924, "Manifesto da Poesia Pau Brasil" sugere novos princípios para a poesia. Ao louvar "a contribuição milionária de todos os erros", o autor propõe a fusão de elementos eruditos e populares e a incorporação do cotidiano e da oralidade.
Já o "Manifesto Antropófago", incluído pela primeira vez na Revista de Antropofagia, foi concebido em 1928. Ao questionar a noção de identidade brasileira, a obra viria a se tornar uma mais cultuadas de Oswald.
Os outros dois textos são menos conhecidos do público: "falação", publicado como abertura do volume de poemas Pau Brasil, de 1925, é uma síntese das ideias enaltecidas no "Manifesto da Poesia Pau Brasil", e "Antologia", escrito em 1928, levou o trocadilho ao extremo, com seu conteúdo cômico e extremamente combativo.
Título original: Manifesto antropófago
Páginas: 80
Formato: 13.00 X 20.00 cm
Peso: 0.17 kg
Acabamento: Livro brochura
Lançamento: 28/08/2017
ISBN: 9788582850497
Selo: Penguin-Companhia
Antropofagia
Caetano Veloso
Publicado originalmente no livro Verdade tropical, este ensaio-memória remonta o conceito de antropofagia, da Semana de Arte Moderna até sua apropriação pelos concretos e tropicalistas.
Leia +
A desobediência civil
Henry David Thoreau
Ao criticar corajosamente os excessos do American Way of Life nascente, o filósofo abolicionista Henry David Thoreau oferecia aos leitores não apenas uma possibilidade crítica, mas um exemplo vivo de resistência pacífica.
Leia +
O homem cordial
Sérgio Buarque de Holanda
Próximo volume da coleção Grandes Ideias, O homem cordial reúne o capítulo homônimo do clássico Raízes do Brasil e outros momentos altos da produção historiográfica de Sérgio Buarque de Holanda.
Leia +
O jornal e o livro
Machado de Assis
Esta seleção de textos pouco conhecidos de Machado de Assis revela as reflexões de um escritor preocupado com a literatura, o teatro, o papel da imprensa, entre outros temas que foram importantes para sua época e que continuam a ser discutidos nos dias de hoje.
Leia +
O mal-estar na civilização
Sigmund Freud
Um dos textos mais brilhantes de Sigmund Freud, usado como objeto de estudo na psicanálise mas também nos cursos de sociologia e antropologia, agora em edição econômica e tradução de Paulo César de Souza.
Leia +
A mão invisível
Adam Smith
Os capítulos fundamentais da obra maior de Adam Smith, pioneiro da economia política e um dos principais ideólogos do liberalismo.
Leia +
Por que escrevo
George Orwell
Breve coletânea de um dos maiores ensaístas contemporâneos, Por que escrevo traz textos sobre o poder dos livros e da leitura, a importância da linguagem e a necessidade de se escrever. Tudo isso com a habilidade característica do autor de 1984.
Leia +
Deixe seu comentário
Você deve estar logado para comentar