RUY CASTRO começou como repórter em 1967, no Correio da Manhã, do Rio, e passou por todos os grandes veículos da imprensa carioca e paulistana. A partir de 1990, concentrou-se nos livros. É autor de biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, e de livros de reconstituição histórica, sobre o samba-canção, a Bossa Nova, Ipanema, o Flamengo e o Rio de Janeiro moderno dos anos 20. Em 2022, ganhou o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras.
AVISE-ME SOBRE NOVOS LIVROS DESTE AUTOR
Reunião de vinte contos da escritora americana mais amarga, aguda, mordaz e hilariante dos anos 20 e 30. Um fervilhante coquetel da era do jazz e do modernismo nos Estados Unidos, mais atual do que nunca.
Leia +
Reconstrução monumental e brilhante da vida do polêmico jornalista, escritor e dramaturgo. Ruy Castro procura responder a perguntas recorrentes sobre Nelson: "gênio ou louco?", "tarado ou santo?", "reacionário ou revolucionário?".
Leia +
Ele era escorraçado de todos os ambientes como se fosse um monstro. Ninguém queria saber de seus sentimentos, nem ligava para o fato de que talvez tivesse uma alma. Foi então que ele começou a matar. O clássico da literatura de horror recontado por Ruy Castro.
Leia +
A trágica história de Garrincha, o jogador que fez o mundo vibrar com seus dribles inacreditáveis, narrada pelo autor de O anjo pornográfico, Chega de saudade, Ela é carioca e A onda que se ergueu no mar.
Leia +
Nesta edição ampliada, atualizada e definitiva, Ruy Castro apresenta 237 minibiografias de homens e mulheres fascinantes que marcaram Ipanema e a cultura brasileira de 1910 a 1970.
Leia +
Nesta sua estréia na ficção, Ruy Castro envolve Olavo Bilac num caso hilariante de espionagem industrial. Ao investigar a possível morte de seu amigo José do Patrocínio, Bilac vê-se enredado numa trama que inclui um fabuloso dirigível, um padre ambicioso e uma sedutora espiã portuguesa - tudo sob a atmosfera agitada da Belle Époque carioca.
Leia +
Nesta pequena comédia de costumes - de costumes bem liberais - um pai descasado e namorador vai morar com suas filhas adolescentes e descobre, entre outras coisas, o que significa ter quarenta e poucos anos e se achar um garotão. Uma história em que os jovens têm todas as respostas e os adultos é que são enrolados.
Leia +
A apaixonada crônica de Ruy Castro retrata o Rio de Janeiro como um palco de perigos e prazeres - desde 1502, quando Américo Vespúcio lhe deu o nome que a consagrou internacionalmente. O autor faz um misto de narrativa, ensaio, história e conversa fiada sobre uma cidade com excitante vocação para o épico - e para transformar o épico em samba.
Leia +
Mais de 1600 citações de ironia, sarcasmo e humor ferino numa reedição condensada do melhor de O amor de mau humor, O melhor do mau humor e O poder de mau humor, com mais de 400 frases novas, de autores como Woody Allen, Millôr, Dercy Gonçalves, Groucho Marx, Bernard Shaw, Stanislaw Ponte Preta, Luis Fernando Verissimo e Mae West, entre outros.
Leia +
Conhecido por romances como O grande Gatsby, que fizeram dele o cronista maior dos "loucos anos 20", F. Scott Fitzgerald foi também um contista inspirado e fascinante. Esta nova antologia traz a fina flor da narrativa breve de F. Scott Fitzgerald, selecionada e traduzida por Ruy Castro.
Leia +
Nesta coletânea de textos apaixonados e bem-humorados sobre o melhor do cinema mundial, Ruy Castro revela os bastidores de grandes filmes e traz de volta o glamour de atores e diretores.
Leia +
Num passeio pelo mundo do jazz e da música popular, esta coletânea traz 58 textos com as marcas registradas de Ruy Castro - bem escritos, informativos, mas também cheios de humor -, publicados na imprensa ao longo de sua carreira.
Leia +
Em Carmen, Ruy Castro narra a vida da brasileira mais famosa do século XX - de sua infância na colônia portuguesa do Rio de Janeiro e adolescência no bairro da Lapa ao estrelato, primeiro no Brasil, depois nos EUA e, então, no mundo. Completa o livro um saboroso retrato do Rio dos anos 20 e 30, e de Nova York e Hollywood dos anos 40 e 50.
Leia +
Nelson Rodrigues, Paulo Francis, Carlos Heitor Cony, Oswald e Mario de Andrade, F. Scott Fitzgerald, Dorothy Parker, Gertrude Stein e muitos outros - até Paulo Coelho! - estão nessa coleção de textos curtos, ágeis e bem-humorados de Ruy Castro sobre literatura e jornalismo.
Leia +
Ruy Castro, autor de biografias de Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda, não esconde seu amor pelo Flamengo e conta neste livro a história de um dos maiores clubes do Brasil, desde sua fundação até os dias de hoje. Edição revista, atualizada e ampliada.
Leia +
Em textos divertidos e instrutivos, Ruy Castro e Heloisa Seixas contam histórias das viagens que têm feito nas últimas décadas, sempre inspirados pelo espírito dos lugares - a cultura das ruas pelas quais passeiam e suas relações com a história, a arquitetura, a música, o cinema e a gastronomia.
Leia +
Depois de reconstituir o mundo da bossa nova no já clássico Chega de Saudade, Ruy Castro mergulha no universo do samba-canção e das boates cariocas dos anos 1940, 50 e 60.
Leia +
Edição de bolso com as melhores citações de ironia, sarcasmo e humor ferino dos livros O amor de mau humor, O melhor do mau humor e O poder de mau humor.
Leia +
A reconstituição da Bossa Nova e da vida boêmia e cultural carioca da época - boate por boate, tiete por tiete, história por história. Uma narrativa que se lê como um romance baseado em fatos reais, repleta de paixões e traições, amores e desamores, lances cômicos e trágicos.
Leia +
Uma seleção de artigos, reportagens e entrevistas de Ruy Castro em cinquenta anos de palavra impressa, inéditos em livro e contra ou a favor de quase tudo.
Leia +
Nesta saborosa seleção de frases, provocações, poemas e textos de ficção e reportagem, Ruy Castro oferece uma amostra da fascinante produção do Rio dos anos 20.
Leia +
Combinando o melhor da ficção com a reconstituição histórica, Ruy Castro cria uma trama de tirar o fôlego que faz do imperador d. Pedro II o alvo de uma conspiração antimonarquista.
Leia +