Zahar

R$ 49,90
R$ 34,90

Ficha Técnica

Lançamento: 19/7/2018
152 páginas
14x19cm
1ª edição
ISBN: 9788537817759
eISBN 9788537817780
Código: Z2068

Transexualidade

O corpo entre o sujeito e a ciência
                

Uma análise relevante e cuidadosa para um debate atual e indispensável

A transexualidade tem sido tratada de modo corriqueiro e banalizado. Claro que ela deve ser considerada com naturalidade, porém a falta de qualquer pausa ou indagação surpreende, já que o processo transexualizador implica tratamentos médicos sérios, muitos irreversíveis.

Esse livro trata o tema sob o prisma da psicanálise. Ressaltando os aspectos essenciais da sexualidade humana, traz uma breve história da transexualidade na medicina, na psicanálise e na cultura. Propõe discussões relevantes e pouco exploradas, como destransição e a relação entre homofobia e transexualidade. Questiona a rapidez da medicina ao atender às demandas de adequação corporal dos transexuais, e marca posição sugerindo prudência e refinamento nas avaliações dos casos de transexualidade, sobretudo na infância. Para isso, defende que situemos a transexualidade nas encruzilhadas da cultura e seus efeitos sobre a vivência da sexualidade.

Repudiando tanto a patologização da condição trans quanto a simplificação leviana do que ela envolve, é uma ótima contribuição para um debate, e uma realidade, que promete prosseguir vivo.

"Graças a um estudo profundo e a uma análise pertinente, esse é um grande livro. Tão surpreendente pelo conteúdo quanto pela forma. Ideias novas expostas com a maior clareza." Betty Milan

Compartilhe

Comentários

Comentar