Zahar

Blog da editora

Um livro e uma rosa

23 de Abril de 2014

Hoje, 23 de abril, é celebrado mundialmente o Dia do Livro. A data, fixada pela UNESCO, é simbólica para a literatura por marcar o aniversário de morte de Miguel de Cervantes, William ShakespeareGarcilaso de la Vega, e de nascimento de Vladimir Nabokov.

Muito antes dessa convenção, porém, o dia 23 de abril já era comemorado como o dia de São Jorge. Na Catalunha, região da Espanha que tem como padroeiro o santo guerreiro, uniram-se as duas festividades com uma bela tradição: a de se presentar com uma rosa as pessoas que compram livros na data. O hábito começou em Barcelona e rapidamente se disseminou, tornando-se um símbolo da cultura catalã e um importante incentivo ao livro catalão.

São Jorge, também conhecido como Sant Jordi, Jorge da Capadócia e Ogum, é venerado em diversas culturas e religiões, do catolicismo ao candomblé, e aparece em mitos romanos, irlandeses e ciganos.

O costume de se trocar livros por rosas no Dia Mundial do Livro - e de São Jorge - se espalhou para outros países, como por exemplo o México, em que acontece a Fiesta del Libro y la Rosa

Que tal comemorar também com uma boa leitura?

As ilustrações deste post são do gracioso Livros!, uma verdadeira ode ao livro e à leitura, que acaba de ser lançado pela Zahar sob o selo infantojuvenil Pequena Zahar.

Fonte: Associação Cultural Catalonia

Categorias: Notícias