Zahar

Blog da editora

O legado de Martin Luther King

18 de Janeiro de 2016

 “A liberdade sempre foi uma coisa cara. A história é um testemunho idôneo de que a liberdade raramente é conquistada sem sacrifício e abnegação.” – Martin Luther King Jr.

 Símbolo da luta por igualdade e líder de uma revolução que ecoa até hoje, quase 50 anos depois do seu assassinato, Martin Luther King é uma referência e uma inspiração quando se fala da resistência através da não violência. O feriado nacional em sua homenagem foi oficializado na década de 1980, e acontece sempre na terceira segunda-feira de janeiro, data próxima ao seu aniversário.

  

Orador carismático, seus sermões inspiraram milhares de pessoas e entraram para a história. Em Um apelo à consciência, temos uma compilação de alguns de seus discursos mais emblemáticos, incluindo o famoso “Eu tenho um sonho”, em que fala sobre sua esperança de um futuro com mais igualdade.

Já em A autobiografia de Martin Luther King, vemos essa figura descrita por ele mesmo, com base em arquivo inédito de textos autobiográficos, incluindo cartas e diários não publicados, assim como filmes e gravações. Organizado pelo historiador, e diretor do Martin Luther King Jr. Research and Education Institute, Clayborne Carson, o livro cria um inesquecível retrato em primeira pessoa do grande líder.

   

Para quem gosta citações, indicamos a As palavras de Martin Luther King, que reúne trechos marcantes de seus discursos, sermões e livros. O livro conta ainda com introdução e seleção dos trechos feitos por Coretta Scott King, esposa do reverendo.

   

 A brutalidade da segregação racial e de outras formas de preconceito são assuntos delicados, mas que precisam, inevitavelmente, ser abordados junto às crianças. Com um texto cativante e belamente ilustrado, Martin e Rosa narra a história de Rosa Parks, que desafia a segregação que os negros sofrem no sul dos Estados Unidos em meados dos anos 1950; e também a história de Martin Luther King que, pregando a não violência, expande o protesto pela igualdade. O livro conta ainda com a seção "Para compreender melhor", em que o leitor encontrará material de pesquisa que inclui: textos, fotos, documentos e um mapa sobre a vida de Martin Luther King e Rosa Parks e a luta pelos direitos civis. 

Categorias: Notícias