Zahar

Blog da editora

Morre o jornalista Alberto Dines

22 de Maio de 2018

 Alberto Dines entrevista Zygmunt Bauman durante a passagem do sociólogo polonês pelo Brasil em 2015

Com muita tristeza comunicamos a morte do querido amigo Alberto Dines, aos 86 anos, um dos maiores jornalistas do Brasil. Fundador do Observatório da Imprensa, passou pelos principais veículos jornalísticos desde a década de 1950, como a revista Manchete, o Última Hora, a Tribuna da Imprensa, o Diário da Noite, o Jornal do Brasil, a Folha de S. Paulo e a TV Brasil. Um dos maiores especialistas no mundo em Stefan Zweig, de quem era biógrafo, criou e dirigiu a série Stefan Zweig na Zahar, resgatando para o mercado editorial brasileiro grandes obras do austríaco que tanto admirava. O velório do jornalista ocorre nesta quarta (23), às 10h, e o enterro, às 13h30, no Cemitério Israelita em Embu das Artes (SP).

 

"Além de uma referência do jornalismo brasileiro, na parceria com a editora Zahar Alberto Dines atuou sobretudo como o grande biógrafo e especialista na obra de Stefan Zweig. Ao todo, ele coordenou as novas edições de sete livros do escritor, trabalhando conosco de 2012 até o ano passado. Não apenas organizou e estabeleceu a ordem de publicação dos volumes, mas também escreveu notas, prefácios e apresentações. Sentiremos muita falta de sua competência profissional, de sua gentileza e serenidade pessoais. Ele ocupa um lugar importante na história da cultura brasileira dos sécs. XX e XXI. Na Zahar, por toda a nossa equipe, será sempre lembrado com admiração e saudade." 

 

Rodrigo Lacerda, diretor da coleção Clássicos Zahar e autor de Hamlet ou Amleto? sobre Alberto Dines.

 

 

Alberto Dines fala sobre escritor austríaco Stefan Zweig



Alberto Dines entrevista Zygmunt Bauman para o programa Observatório da Imprensa, durante a passagem do sociólogo polonês pelo Brasil em 2015

Categorias: Notícias