Zahar

Blog da editora

Jorge Zahar recebe o Prêmio Distinção – 130 anos da imigração libanesa no Rio de Janeiro

11 de Junho de 2018

Concedido in memoriam pelo Consulado do Líbano, o prêmio é uma homenagem de reconhecimento de serviços a libaneses, descendentes, personalidades e instituições de origem libanesa e que se notabilizaram pelas suas ações nas diversas áreas da sociedade brasileira.

No mês que marca vinte anos de seu falecimento, o editor Jorge Zahar receberá in memoriam o Prêmio Distinção – 130 anos da imigração libanesa no Rio de Janeiro. Filho de mãe francesa e pai libanês, em sua trajetória Jorge Zahar fez de tudo um pouco até encontrar no livro seu caminho profissional: tornou-se livreiro e se consagrou como um dos mais importantes editores do país. Em 2017, a Zahar, editora fundada por ele, completou 60 anos marcados por um catálogo de vanguarda em obras de ciências humanas.

A homenagem, constituída pelo Cônsul Geral do Líbano no Rio de Janeiro, Dr. Alejandro Bitar, será concedida a pessoas, vivas ou falecidas (in Memoriam), com contribuição nos campos das ciências humanas, naturais, exatas e sociais, como também, aqueles com contribuição honorífica e de benemerência. O prêmio reconhece serviços a libaneses, descendentes, personalidades e instituições de origem libanesa e que se notabilizaram pelas suas ações nas diversas áreas da sociedade brasileira.

Autodidata que amava poesia, música e cinema, Jorge Zahar inaugurou a edição profissional de ciências humanas no Brasil, colaborando decisivamente para a formação de sucessivas gerações de leitores brasileiros.

A cerimônia de entrega do prêmio, que será recebido por Cristina Zahar, filha de Jorge e diretora editorial da Zahar, acontece quinta, dia 21, às 19h30, na Sala Baden Powell.

>> Saiba mais 

Categorias: Notícias