Zahar

Blog da editora

Conversas com roteiristas das séries que conquistaram o mundo

04 de Agosto de 2016

“Não se pode enfatizar isto o suficiente: ignorar o drama televisivo é ignorar um dos mais importantes modos de narrativa de nosso tempo. Para estudar a história tal como ela é praticada no drama televisivo, tanto criativa quanto analiticamente, sem dúvida devemos examinar a fundo o processo criativo de seus roteiristas, bem como a natureza da sua colaboração.”

Em Na sala de roteiristas, a premiada professora e roteirista Christina Kallas conversa com showrunners (misto de produtor executivo e roteirista-chefe a cargo da condução da série) e autores de alguns dos maiores dramas televisivos dos últimos anos. Nas entrevistas, eles compartilham as experiências e práticas da “sala de roteiristas”, principal método de escrita das séries de televisão.

O livro também faz um balanço do desenvolvimento da narrativa para TV em contraponto ao cinema.  Analisando a importância decisiva do roteirista nesse processo – que levou para a TV o que há de mais interessante em dramaturgia atualmente –, Kallas oferece reflexões imprescindíveis tanto para profissionais do ramo quanto para “viciados” em séries e espectadores em geral. Sobre a narrativa das séries de TV, Kallas fala:

“O poder de sua narrativa de formato longo, contudo, é explorar o personagem à medida que ele evolui no tempo, e em suas histórias convincentes e ramificadas de crime, injustiça, casamento e família. À medida que a série progride, os atores amadurecem visivelmente diante da audiência, e o conhecimento que os espectadores tem de suas histórias e suas interconexões informam cada cena subsequente. É importante reconhecer que filmes não podem reproduzir esse tipo de intimidade e compreensão agregadas entre personagens e publico. No fim das contas, a narrativa de televisão de formato longo oferece aos espectadores uma experiência mais próxima de sua própria vivencia da realidade, algo que um filme jamais poderia fazer.”

 

Para navegar no mundo das séries e entender como os roteiristas estão ajudando a mudar o conteúdo projetado para a televisão, Christina Kallas conversa com roteiristas, produtores de séries como Game of Thrones, Mad Men, Gilmore Girls, Friends, Seinfeld, Boardwalk Empire, entre outras.  Leia um trecho

 


 
Categorias: Lançamentos